Da teoria a prática!!


Entendemos que a Extensão Universitária não é qualquer trabalho fora da universidade ou mero serviço assistencialista à população, mas sim um espaço acadêmico, o qual possibilita conectar aprendizado, produção e, aplicação prática, em prol do desenvolvimento de uma determinada comunidade.


Nessa direção há uma relação dialética entre comunidade-universidade, isto é, nessa troca dos saberes a comunidade contribui de forma efetiva com a instituição que a beneficia, passando-lhe experiências da vida real, dando crédito aos saberes acadêmicos sistematizados e justificando o que se realiza nas áreas de ensino e pesquisa.
Partimos do pressuposto que o papel ocupado pelo Esporte e o Lazer no mundo contemporâneo não podem ser outro senão o de instância de emancipação e desenvolvimento humano. Imperioso se faz, portanto, formular políticas públicas esportivas e de lazer que propiciem as condições necessárias para que tais objetivos sejam impreterivelmente alcançados. Este é o compromisso desse projeto de extensão, que visa, em síntese, suprir a carência de políticas públicas e sociais que atendam às crescentes necessidades e demandas da população por esporte recreativo e lazer, sobretudo daquelas em situações de vulnerabilidade social e econômica, reforçadoras das condições de injustiça e exclusão social a que estão submetidas. 
Para tanto, atuamos de forma efetiva em diversos locais no Bolsão Audi/União, no bairro Uberaba - Curitiba, como escolas, ong´s e demais instituições em horários e dias diversificados. 
A Vila conta com oito vilas distribuídas em aproximadamente três milhões de metros quadrados, de moradias precárias, localizado nos arredores do rio Iguaçu. O local de ocupação recente recebe novos moradores desde 1998, abriga hoje cerca de 300 mil famílias.